Minha linha do tempo com as criptomoedas

9 54
Avatar for oigreslima2020
2 years ago

Do começo :-)

Meu primeiro contato com criptomoedas, em particular o Bitcoin, foi em 2013. Na época eu procurei compilar material sobre a mesma, uma vez que, em 2013, o mercado brazuca de criptomoedas era incipiente e pouco amigável (fora dos espaços nerds/geeks)...

Naquela época eu instalei a carteira recomendada para desktop (em meu notebook de trabalho) e ele baixava toda a blockchain do Bitcoin! Não precisei ser um gênio para descobrir que em breve eu teria que ter um dispositivo de armazenamento dedicado só para a blockchain... além de toda a questão de segurança que eu precisava gerenciar.

Existiam muitos fawcets (endereços que te davam alguns satochis gratuitamente ou em troca de pequenas tarefas) e era quase que uma aventura operar com bitcoins (não lembro se já existiam exchanges brasileiras)... mas eu abri conta em duas exchanges internacionais (Coinbase) e (Blockchain.com).

Eu experimentei um pouco com bitcoin, mas por conta da usabilidade zero (na época) e da minha falta de tempo para estudar e entender o mundo cripto eu abandonei essa minha primeira experiência...

Por esses dias, fuçando minhas cópias de segurança daquela época, encontrei meu login da coinbase e achei uns trocados em BTC, BCH e BCHA (provavelmente decorrente dos forks do bitcoin que triplicaram as moedas para os detentores de BTC daquela época - aquele papinho que bitcoin é deflacionário não resiste aos fatos ;-)

COVID-19 e tempo disponível para estudo

Com a chegada da crise sanitária global da covid-19 fui forçado ao trabalho remoto e, como efeito colateral, me sobrou tempo para estudar coisas que eu tinha interesse e estavam "congeladas" na minha enorme lista de coisas a fazer antes de desembarcar do planeta :-)

Então comecei novamente a revisitar a cena cripto brasileira... li vários portais, entrei em vários grupos do Telegram, assisti algumas lives (lembram, tempo era meu amigo agora! - e, como se diz, há males que vem para o bem, mas tergiverso...) e resolvi novamente dar uma chance para as criptomoedas e, também, melhorar minhas habilidades de planejamento financeiro...

Como todos devem saber, a cena cripto mudou muito de 2013 para 2020! Milhares de novas criptomoedas (impressão de dinheiro sem lastro não é uma exclusividade de bancos centrais de Estados malvados - chupem essa manga Ancaps!), vários scams, golpes mais sofisticados e, muita "bullshit" para ser filtrada! Mas agora eu tinha tempo e motivação :-)

Visão pessoal de mundo, fundamentos econômicos e construção de um portifólio

Para não estender muito o texto [você ainda está por aqui? Obrigado :-)] depois de muito ler/estudar/refletir sobre as criptomoedas eu resolvi novamente colocar a mão na massa, porque como todos devem saber, é necessário um pouco de prática para assimilar completamente os novos conceitos.

Tenham em mente que o que funciona para mim pode falhar miseravelmente para outras pessoas! Minhas escolhas refletem como eu vejo o mundo e o que eu penso sobre a questão da produção e distribuição de riqueza. Eis os meus pressupostos:

  • Pelo que pude entender é são estatisticamente baixas as probabilidades de se enriquecer com apostas em shitcoins!

  • Pretendo gerar riqueza com o meu trabalho regular e, usar parte das minhas economias para investir (de modo racional) em criptomoedas para o médio e longo prazo.

  • Quero ajudar na transição da economia de moedas fiat inflacionárias e que somente beneficiam o sistema financeiro global para um sistema em que o dinheiro volte a ser uma ferramenta social de inclusão, troca de valor e reserva sensata de valor.

  • Escolher as criptomoedas que estejam alinhadas com esses pressupostos.

Dito isso, em 2021, estou estudando um pouco de fundamentos econômicos [confesso que me surpreendi gostando de ler sobre economia :-)] e montando meu portifólio de médio e longo prazo que, de certo modo está ligado aos meus planos pessoais para daqui a 2, 5, 10 e (se o universo permitir) mais de 10 anos!

Separei meu portifólio de criptomoedas em apenas 4 categorias:

  • Moedas para troca de valor: BCH e ADA.;

  • Moedas para web 3.0 (Máquinas Virtuais): ADA, ETH e BCH(via SmatBCH) (sim, algumas moedas podem ser usadas em mais de uma categoria);

  • Moedas otimizadas para Dapp: FIL;

  • NFTs (0,5%ou menos do Portifólio). Confesso que não vejo valor em NFTs, mas prefiro manter a mente aberta e ter um mínimo dessas moedas no meu portifólio.

  • Sim, eu ainda tenho alguns poucos (muito pouco mesmo, sardinha convicto) BTCs, mas não faço mais aportes nesta criptomoeda. Realizo os lucros e uso para rebalancear meu portifólio :-)

Fechando a conversa

Essa é apenas minha breve descrição da minha linha do tempo com as criptomoedas. Não trago nenhum absoluto! E, com a evolução do mercado cripto (e com o que eu for aprendendo) muita coisa poderá mudar!

E você, já parou para refletir como é a sua linha do tempo com as criptomoedas?

7
$ 1.00
$ 1.00 from @Adeilton_Filho
Avatar for oigreslima2020
2 years ago

Comments

Olá. Não estou no cripto há tanto tempo, pois entrei em 2017. Recomendo a Universidade de Nicósia que oferece gratuitamente um Mooc em blockchain com o prof. Andreas Antonopoulos (autor dos famosos livros sobre Bitcoin). Isso elevou bastante o nível dos meus conhecimentos. Um abraço.

$ 0.00
2 years ago

Universidade de Nicósia

Obrigado pela dica do MOOC, vou pesquisar.

$ 0.00
2 years ago

Muito boa história, fico feliz que tenha gostado de economia, meu professor de métodos quantitativos era Phd em física, mas ele adora economia e só publica à respeito.

$ 0.00
2 years ago

Depois deixa o nome dele ! Sempre é bom seguir bons exemplos :-)

$ 0.00
2 years ago

Adhemar Ranciaro Neto

$ 0.00
2 years ago